Muito dos nossos clientes perguntam: qual a melhor época para ver os animais na Península Valdés? Esta é uma ótima pergunta, uma vez que os animais aparecem em meses diferentes.
Se você pensa em visitar estes animais, em especial as famosas baleias, fica ligado neste post que vamos explicar tudinho! Mas antes, vamos conhecer um pouco melhor a Península Valdés.
PENÍNSULA VALDÉS
Localizada na Costa Atlântica da Argentina, na província de Chubut, e sendo parte dos nove sítios do Patrimônio Mundial declarados pela UNESCO, a Península Valdés é um santuário animal afastado das lagunas, glaciares e montanhas da Patagônia.
Ela Conta com mais de 1500 espécies de animais, entre pinguins, gaivotas, leões marinhos, flamingos, guanacos, golfinhos, lebres patagônicas e baleias.
A região possui seis reservas naturais e é considerada um dos principais destinos de observação de baleias do planeta, especialmente em Puerto Pirámides e na cidade de Puerto Madryn.
QUANDO IR?
Agora que você já conheceu um pouco mais deste paraíso, vamos descobrir quais são os melhores meses para avistar os animais na Península Valdés.
Como mostra a tabela acima, animais como aves patagônicas, lobos marinhos, elefantes marinhos e toninhas, podem ser encontradas em qualquer época do ano na Península Valdés. Estes animais fizeram do santuário animal o seu lar.
BALEIA FRANCA AUSTRAL
A temporada de avistamento das baleias na Península Valdés é entre os meses de junho a dezembro. As baleias Franca chegam até a península grávidas, prontas para o parto. Enquanto isto, os machos permanecem nas Ilhas Malvinas se alimentando.
Os meses ideais para ver o nascimento dos filhotes são setembro e outubro, e a escolha do local para ganhá-los, é culturalmente passada de mãe para filha de geração em geração.
As baleias permanecerão na península até que os filhotes cresçam, e aprendam a se alimentar sozinhos. Após ensiná-los, as mamães retornam com os filhotes para começar os desmame e a separação.
Segundo estudos, foi feito um registro de mais de 3800 baleias Franca, que escolheram a Península Valdés para reprodução de diversas gerações.
ORCAS
A temporada de Orcas ocorre entre os meses de setembro a abril. Dentre os cinco membros que formam cada família de Orcas, apenas dois saem na tentativa de se alimentar. Em geral, são as fêmeas, que já conhecem as técnicas.
Entre os meses de outubro a dezembro, as Orcas visitam a colônias de focas, na Reserva Caleta Valdés, para se alimentar dos filhotes.
Já os meses de março e abril, as presas das Orcas são os filhotes de lobos marinhos, que começam a se afastar de suas mães na Reserva de Punta Norte.
Os “guarda-faunas”, ficam em pontos estratégicos e são responsáveis em observar as Orcas. Se houver movimento na Costa Atlântica, eles avisam os turistas para que todos possam ver o momento do ataque.
PINGUINS E GOLFINHOS
Na primavera e no verão é comum encontrarmos pinguins e golfinhos que chegam até a Península Valdés para se reproduzir.
Os golfinhos podem ser vistos entre os meses de dezembro a março. Já os pinguins, um pouco mais tempo, de setembro a março.
BÔNUS: DICA DE OURO
Para quem sonha em avistar os pinguins, em Punta Tombo, a cerca de 3 horas de Puerto Madryn, você pode observá-los em qualquer época do ano.
Punta Tombo é considerada a maior colônia reprodutiva de pinguins da Argentina. São mais de 400 mil casais de pinguins de magalhães.
O passeio é feito a pé pelo balneário, com trilhas bem sinalizadas e quase 3 quilômetros de passarelas que estão localizadas de frente para o mar e servem como mirantes.
E ai, consegui te ajudar a decidir qual é a melhor época para visitar os animais na Península Valdés?
Espero que este post tenha sido bem esclarecedor e que agora você possa viajar para o paraíso que é a Península Valdés. Conte com a gente para fazer a viagem dos sonhos para a Patagônia!